Espirometria

A espirometria (exame do sopro), também conhecida como Prova Ventilatória Completa, é um exame de função pulmonar, que mede a quantidade de ar que entra (inspiração) e sai (expiração) dos pulmões e a força com que a expiração acontece.

É utilizado tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento das principais doenças respiratórias como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Enfisema Pulmonar e Bronquite Crônica) e Fibrose Pulmonar.

É muito importante na avaliação de tabagistas ou ex-tabagistas e traz muitas informações na investigação de tosse, falta de ar e chiado no peito.

É também realizado em avaliações pré-operatórias e como um exame admissional e de rotina em trabalhadores expostos à determinadas poeiras.

É concluído em cerca de 20 minutos, sem dor ou desconforto.

Se você já realizou exames de função pulmonar nos últimos 5 anos, traga-os para a sua consulta para que sejam comparados com seu exame atual.

Entre em contato conosco para saber quais medicações interferem com a realização do exame.

Saiba mais sobre
Pneumologia

A Pneumologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças das vias aéreas inferiores.

Trabalhamos de perto com algumas especialidades mais específicas como a Otorrinolaringologia, a Cirurgia Torácica, a Cardiologia e a Gastroenterologia, já que às vezes alguns sintomas tem suas causas em mais de um sistema do nosso organismo.

O médico pneumologista é aquele que fez residência médica de 2 ou 3 anos na área, podendo ou não ter feito anteriormente 2 anos de residência em Clinica Médica.

O Título de Especialista em Pneumologia é oferecido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT), conforme as regras estabelecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) a todos aqueles médicos que após concluirem a residência em Pneumologia são submetidos e aprovados na Prova de Titulo de Especialista.

O Registro de Qualificação de Especialista é obtido junto ao CRM após a conclusão da Residência e/ou da aprovação na Prova de Titulo.

Dra. Daniela Alves - Logo

Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

Fez toda a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina - USFC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago, da USFC.

Desde a conclusão de sua formação em 2003, mora em Brusque, onde exerce Pneumologia e oferece a sua experiência na área há 15 anos.


Conheça mais sobre a Dra. Daniela