O que é Ergoespirometria?
3 de dezembro de 2018

Câncer de Pulmão e Antioxidantes

Câncer de Pulmão é sempre um diagnóstico importante. Como todo Câncer, quanto mais cedo o diagnóstico e o plano de tratamento, melhores são as chances do paciente. Não tem como falar de Câncer de Pulmão sem falar de Tabagismo – que segue sendo o principal vilão dessa história. Logo, não fumar é sempre a melhor opção.

Se por acaso você fuma, lembre-se de que o Tabagismo é considerado uma doença, independente da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Enfisema Pulmonar e/ou Bronquite Crônica, e tem tratamento. Se você deseja parar de fumar e não consegue sozinho, procure um Pneumologista, existem algumas medicações que podem ajudar principalmente com o controle dos sintomas de abstinência, que é o que mais dificulta o processo de suspensão do tabagismo.

Além de parar de fumar, manter hábitos alimentares saudáveis, fazer uma atividade física regular, ter uma boa noite de sono também são fatores que ajudam e muito para se ter uma melhor qualidade de vida. Um estudo relatado em Frontiers in Oncology revelou uma associação entre o aumento da ingestão de carotenóides e vitamina C com um menor risco de câncer de pulmão.

Nos estudos, os participantes com alta ingestão de alfa caroteno tiveram 30% menos risco de câncer de pulmão. Para o betacaroteno, a redução foi de 34%, 35% para a criptoxantina, 25% para o licopeno e 26% para a vitamina C. Esses resultados sugerem que diversos antioxidantes encontrados em fontes alimentares comuns podem proteger os pulmões contra o câncer, mesmo entre os fumantes.

* Fonte: Frontiers in Oncology, 2017

Aqui é bem importante lembrar que o estudo fala de carotenóides (Vitamina A), Vitamina C e Licopeno vindo de fontes alimentares e não de suplementação em cápsulas. A suplementação inclusive tem uma piora no desfecho da doença.

Se você deseja parar de fumar, procure seu Pneumologista. Faça uma avaliação estrutural e funcional e trace um plano para que esse hábito tão ruim, que é fator de risco para tantas doenças, se torne uma coisa do passado para você!