Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

DPOC é abreviação para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que é a doença pulmonar onde existe uma dificuldade do ar em sair dos pulmões causada quase que na sua totalidade pelo consumo do tabaco. Há dois quadros que podem coexistir na DPOC: Enfisema Pulmonar, onde o principal sintoma é a dispneia (falta de ar) e a Bronquite Crônica, onde o principal sintoma é tosse com expectoração.

Os sintomas da doença vão se estabelecendo aos poucos e por um mecanismo de negação, o fumante às vezes não acredita que os sintomas tenham relação direta com o cigarro.

O diagnóstico é feito com a história clínica, exame físico, cálculo da carga tabágica, avaliação da função pulmonar e um exame de imagem do tórax. Dessa maneira conseguimos estabelecer a gravidade e partir para a escolha do melhor tratamento.

É importante estabelecer que se o paciente ainda for fumante, é preciso parar de fumar. Uma grande parte do tratamento da DPOC é a cessação do tabagismo - não há como escapar disso.

Para isso, disponibiliza-se para o paciente todas as abordagens terapêuticas para suspender o tabagismo - sem ou com medicação.

Independente de como vamos tratar o tabagismo, o tratamento específico para a DPOC deve iniciar imediatamente.

Além da avaliação inicial, é preciso detectar a coexistência ou não de uma infecção bacteriana, que vai determinar o uso ou não de antibiótico.

Para o tratamento da DPOC há vários tipos de dispositivos inalatórios, cada um com vários tipos diferentes de medicações, sendo as principais os corticóides inalatórios, os broncodilatadores de curta e longa duração e os anticolinérgicos. Todos com um mesmo objetivo: liberar a passagem do ar nos brônquios.

Uma vez diagnosticada a DPOC, essa é uma condição crônica, que vai necessitar de medicação a longo prazo e de acompanhamento de rotina pelo menos semestralmente e com atendimentos extras nas exacerbações infecciosas. Quanto mais se espera para começar a tratar uma crise, mais difícil e mais medicações serão necessárias para que o paciente volte para seu estado anterior de DPOC estável.

Além de cessar o tabagismo e usar corretamente as medicações, é importante estabelecer hábitos mais saudáveis tanto alimentares, quando de rotina de atividade física. A Reabilitação Pulmonar é uma grande aliada na melhora da qualidade de vida desses pacientes.

Procure o seu Pneumologista.

Saiba mais sobre
Pneumologia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In vel nibh ullamcorper, dignissim turpis ac, dapibus nisl. Proin quis nibh nisl. Sed porttitor lorem massa, sit amet commodo ipsum ornare a. Aliquam semper vehicula pharetra. Phasellus elementum tristique nibh, quis congue augue pellentesque sed.

Dra. Daniela Alves - Logo

Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

Fez toda a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina - USFC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago, da USFC.

Desde a conclusão de sua formação em 2003, mora em Brusque, onde exerce Pneumologia e oferece a sua experiência na área há 15 anos.


Conheça mais sobre a Dra. Daniela