Gripe, Resfriado e Crise de Rinite

Essas três condições causam muita confusão entre os pacientes e não é para menos, são condições diferentes com sintomas muito parecidos.

Todos acabam cursando com congestão nasal, espirros, prurido nasal e/ou ocular, secreção mucosa e algum grau de indisposição.

A gripe é uma infecção viral, geralmente causada pelo Influenza A e por conta dele é que a vacina H1N1 está disponível todo fim de outono para os pacientes com mais de 60 anos e para alguns grupos especiais (crianças, gestantes ou pacientes com comorbidades).

A Gripe costuma cursar com febre alta, dores pelo corpo e dores articulares. Uma das complicações mais importantes é a Pneumonia que pode ser viral ou evoluir para bacteriana.

A Gripe, se diagnosticada com até 36 horas de sintomas (muito difícil de acontecer) pode se beneficiar do uso de uma medicação que reduz a replicação viral, mas não vai impedir a doença de se estabelecer. O tratamento é com sintomáticos, repouso e hidratação. Em 7 dias, se não houver complicações o quadro estará resolvido.

O resfriado tem sintomas semelhantes, porém menos intensos. Pode ser causado por inúmeros vírus: Rinovírus, Parainfluenza, Coronavírus, Adenovírus, Vírus Sincicial Respiratório - entre outros. Os sintomas surgem de 24 h à 72 h após o transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas. A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano. O tratamento é apenas com repouso e sintomáticos.

A Crise de Rinite ocorre geralmente naqueles pacientes que já sabem ser portadores de Rinite Alérgica (lembrando que 80% dos pacientes com Rinite precisam ficar atentos pois podem ter um quadro de Asma incipiente) e geralmente é desencadeada pelo contato com algum alérgeno inalado: pó, poeira, produtos de limpeza, exposição a alguma fumaça ou mesmo uma infecção viral como gripe ou resfriado. O tratamento básico da Rinite é feito com corticóide nasal e anti-histamínico, o que deve amenizar os sintomas, mas existe necessidade de se afastar do alérgeno que causou a crise e de se estar atento às complicações infecciosas.

Procure o seu Pneumologista.

Saiba mais sobre
Pneumologia

A pneumologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças das vias aéreas inferiores.

Trabalhamos de perto com algumas especialidades mais específicas como a Otorrinolaringologia, a Cirurgia Torácica, a Cardiologia e a Gastroenterologia, já que ás vezes alguns sintomas tem suas causas em mais de um sistema do nosso organismo.

O médico pneumologista é aquele que fez residência médica de 2 ou 3 anos na área, podendo ou não ter feito anteriormente 2 anos de residência em Clinica Médica.

O Título de Especialista em Pneumologia é oferecido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBPT), conforme as regras estabelecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) a todos aqueles médicos que após concluirem a residência em Pneumologia são submetidos e aprovados na Prova de Titulo de Especialista.

O Registro de Qualificação de Especialista pode ser obtido junto ao CRM após a conclusão da Residência e /ou da aprovação na prova de Titulo.

Dra. Daniela Alves - Logo

Dra. Daniela é natural de Criciúma, no sul do estado de Santa Catarina.

Fez toda a sua formação médica em Florianópolis: 6 anos de Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina - USFC e 5 anos de Residência Médica (Clinica Médica, Pneumologia e Medicina Intensiva) no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago, da USFC.

Desde a conclusão de sua formação em 2003, mora em Brusque, onde exerce Pneumologia e oferece a sua experiência na área há 15 anos.


Conheça mais sobre a Dra. Daniela