Câncer de Pulmão e Antioxidantes
3 de dezembro de 2018Imunidade, Disbiose e a COVID-19
30 de março de 2021Imunidade, entenda como funciona
Hoje, gostaria de falar sobre Imunidade.
Sempre foi um assunto muito procurado no consultório, mas desde janeiro de 2020 com o advento da Covid-19, 10 em 10 pacientes perguntam o que fazer para aumentar a sua.
Antes de mais nada, vale a explicação do que é, de fato, nosso sistema imune. A Imunidade é a capacidade de um organismo multicelular em se defender de microrganismos não reconhecidos pelo nosso corpo. E lembre-se, nosso corpo é bombardeado todos os dias por diversas substâncias que não nos pertencem.
A Imunidade tem componentes específicos e não específicos.
- Os Não Específicos, agem como barreiras, como a pele e o intestino.
- O componente o Especifico, compreende a vasta maioria do Sistema Imune Adaptativo que se molda a cada nova doença encontrada, e pode gerar uma imunidade especifica para aquele patógeno.
Imunidade nada mais é do que uma complexa dança entre nossos sistemas biológicos e as substâncias estranhas (patógenas ou não) que encontramos diariamente.
O Sistema Imune pode ainda ser dividido em dois: Inato e Adaptativo.
O Inato, reconhece substâncias estranhas e desencadeia o processo de inflamação e fagocitose. É a primeira linha de defesa: prevê e desencadeia a inflamação e mantem a homeostasia. É ele ainda que ativa a resposta Adaptativa.
O Adaptativo, se utiliza de celular linfáticas (presentes do sangue), que são programadas para distinguir o que nos pertence do que é “de fora”. Aqui a imunidade é altamente especifica e que tem memória tanto no seu componente humoral quanto no componente mediado por células.
A Resposta Imune Adaptativa, pode ser adquirida naturalmente (por uma infecção) ou artificialmente (através de vacinação).
O Sistema Imune Adaptativo ainda pode ser dividido em ativo ou passivo.
Ativo é adquirido com a exposição ao patógeno, que leva a produção de anticorpos e passivo que é conseguido pela transferência de anticorpos ou de células T ativadas recebidos de um individuo imunizado (isso vai requerer reforços constantes).
Esses dois componentes juntos criam uma dinâmica biológica que protege o individuo.
A saúde pode ser definida como um estado físico em que o sistema imune cumpre todas as suas funções e o estado de doença é quando o sistema imune não é capaz de eliminar o inimigo.